Clique abaixo e leia o regulamento

 

REGULAMENTO ALCATRAZES  

1.3K / 3.8K / 7K

1) CONCEITOS Para efeito do presente regulamento ficam definidos os seguintes conceitos:

ORGANIZADOR – Titular da competição, responsável pela idealização, organização e realização da prova, cabendo-lhe a decisão superior em nível administrativo.  DIRETOR DE PROVA – Responsável pela coordenação e realização, harmonizando os entendimentos entre atletas, fiscais, patrocinadores, poder público, órgãos, realizadores e organizador. Durante a realização das provas é o responsável pela fiscalização e aplicação do regulamento assim como possíveis penalidades.

FISCAL OU JUIZ – Responsável pela verificação do cumprimento do presente regulamento pelos atletas, cabendo-lhe ainda zelar pela ética esportiva e fair play entre os competidores. Os Fiscais devem registrar a passagem dos atletas ou equipes pelas boias, áreas de transição e chegada. Também são responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade em qualquer caso, o fiscal anotará o ocorrido e a penalidade cabível será aplicada e comunicada ao atleta.

COMPETIDOR – Pessoa com aptidão física suficiente para participar das competições, que esteja devidamente inscrita nas mesmas, mediante o aceite do presente regulamento e a complementação do processo de inscrição (preenchimento de ficha e pagamento da inscrição).

2) DIREITOS DOS COMPETIDORES

  1. Participar da prova em que estiver devidamente inscrito. Receber, quando houver, o kit do competidor, fornecido pela organização.
  2. Apresentar recurso, dentro do prazo estipulado, contra as penalidades que lhe forem aplicadas.
  3. Apresentar, dentro do prazo estipulado, queixa contra outros competidores ou equipes que lhe prejudicarem através da violação ao presente regulamento, ou por conduta antiesportiva, desde que acompanhado de provas contundentes ou físicas. Receberem da organização, de forma clara e adequada, as informações técnicas sobre a prova.

3) DEVERES DOS COMPETIDORES

3.1. Realizar o processo de inscrição na íntegra, sem omissão de dados para a organização, que se reservará o direito de recusar qualquer inscrição que venha comprometer a integridade e segurança do evento.

3.2. Manter conduta esportiva e ética perante outros competidores, organização, direção, fiscalização e suporte da prova.

3.3. Acatar as decisões da direção e da organização da prova.

3.4. Realizar a sua prova no percurso designado pela organização.

3.5. Ser responsável pelo seu equipamento durante toda a prova.

3.6. Comunicar imediatamente a organização caso não tenha realizado o percurso da sua prova de maneira integral e dentro das regras

3.7. Devolver o chip (quando houver) na chegada. Caso não o faça, o valor da peça será cobrado e deverá ser pago, podendo comprometer a sua participação em outras etapas.

3.8. O atleta jamais poderá justificar qualquer pleito, dizendo não ter conhecimento das regras. É obrigação do atleta ler e ter conhecimento do regulamento e isso é exigido no ato da inscrição.

4)  INSCRIÇÕES OU TAXA DE KIT

4.1. Período de inscrição. As inscrições terão datas de abertura e de fechamento e os valores divulgados no site. Durante a inscrição o atleta que concordar com os termos de aceitação e uso, concordarão que estão aptos fisicamente para participar das provas.

4.2. Sobre a inscrição. A taxa de inscrição permitirá que o atleta, participe da prova em Alcatrazes e o valor cobrado incluirá toda a administração da prova, cronometragem, premiação, camiseta e transporte de barco, ida e volta para o arquipélago, mais taxa de administrativa da plataforma de inscrição.

4.3. Quem pode se inscrever. Como as vagas são limitadas, por exigência do ICMbio e Marinha, afinal estamos indo para uma área de preservação ambiental, assim que o limite máximo for atingido, as inscrições encerram automaticamente.

4.4. Inscrições para convidados. A organização tem vagas para atletas convidados, atletas indicados por patrocinadores ou apoiadores.

4.5. Inscrições para atletas idosos. O evento concede o desconto de 50% sobre o valor de inscrição ou lote que será praticado no momento. Este desconto destina-se a pessoas com 60 anos completos ou mais. O desconto é feito automaticamente via sistema de inscrição. A idade será confirmada no ato da retirada do kit. A prova tem um limite máximo de 15 vagas para esta faixa de idade.

4.6. Desconto para PCD: De acordo com a lei Lei 12.933/2013, pessoas com deficiente tem direito a um desconto de 50% em suas inscrições em eventos esportivos, sendo necessário o envio de um laudo médico nominal atestando as condições para participar desta categoria. A prova tem um limite máximo de 1o vagas para esta categoria de atleta.

5) RETIRADA DO KIT E CONFIRMAÇÃO DO ATLETA

5.1. Documentos obrigatórios. Os atletas deverão apresentar documento original com foto e comprovante de pagamento, ao apresentar-se na recepção. Na falta de qualquer um destes documentos, o atleta não poderá confirmar sua participação, bem como retirar o kit.

5.2. Atletas menores de 18 anos. Só poderão participar com uma autorização com firma reconhecida dos pais ou responsável legal. Na falta de reconhecimento de firma, é obrigatório a apresentação de documento com foto do responsável, em que a assinatura seja exatamente igual à apresentada no formulário de autorização. A autorização e uma cópia do documento apresentado deverão ficar com a organização. No ambiente de inscrição no site, as informações devem ser do competidor e não dos pais.

5.3. Retirada do Kit por terceiros. Qualquer pessoa poderá retirar o kit de outro, desde que tenha consigo uma procuração para tal, assinada, com xérox de um documento com foto e comprovante de pagamento do atleta.

5.4. Limite para a retirada do Kit. Existem horários para a retirada do kit que devem ser respeitados (vide cronograma). O não cumprimento destes, fará com que o atleta perca o direito de recebê-lo. O atleta que por qualquer motivo faltar ao evento, perde o direito de recebê-lo. A Ecooutdoor, não faz entrega do kit após o evento.

6) CATEGORIAS E IDADES

6.1. Faixa etária. Todas as categorias que levam em consideração a faixa etária serão baseadas em “ANO QUE COMPLETA A IDADE” e não na idade completa ou atual.

6.2. Conferência da idade. Não se engane durante a inscrição, colocar data de nascimento errada, levará o atleta à desclassificação. No ato da recepção a data poderá ser conferida com a apresentação do documento.

 

7)TEMPO LIMITE PARA CONCLUSÃO DO PERCURSO

7.1. DISTÂNCIA DE 1,3 KM – 1 HORA E 30 MINUTOS.

7.2. DISTÂNCIA DE 3,8 KM – 2 HORAS E 30 MINUTOS.

7.3. DISTÂNCIA DE 7 KM – 3 HORAS E 30 MINUTOS.

8)BÓIA DE SEGURANÇA

Na distância de 7 K, será OBRIGATÓRIO o uso da boia de segurança presa ao corpo. Caso o atleta, em algum momento da prova, seja visto pelo árbitro sem a boia de segurança, o mesmo será imediatamente desclassificado e retirado da água. Para as distâncias de 1.3k e 3.8k o uso da boia é opcional.

9)USO DA ROUPA DE NEOPRENE

A liberação do uso da Roupa de Neoprene será divulgada no Congresso Técnico.

Sua liberação irá depender da temperatura da água, medida no dia do Congresso.

       10)        ATENDIMENTO MÉDICO

A Organização da prova colocará serviços de primeiros socorros. Este serviço será prestado por médico socorrista e equipe de resgate na água. Como se trata de local distante da costa e de instalações hospitalares, o atleta poderá ser resgatado por helicóptero dos bombeiros, SAMU, polícia militar etc. Qualquer atleta que se envolva em acidente, que tenha sofrido lesões, ataques ou qualquer outra situação que ameace sua integridade física e mental, deve obrigatoriamente, apresentar-se à equipe médica e relatar fidedignamente o que lhe aconteceu. A equipe médica reserva o direito de decidir se um atleta poderá continuar a participar da prova depois de seu atendimento. Nota: Todos os participantes devem conhecer os procedimentos de emergência e primeiros socorros ao se depararem com animais perigosos ou desconhecidos. Em caso de ataques, mordidas ou picadas de animais peçonhentos, acidentes e situações de risco de vida, os competidores envolvidos serão obrigados a seguirem as regras de segurança, acionar o resgate e procurar socorro.

       11)        SEGURANÇA DE MAR

11.1. Em caso de emergência, o atleta deverá pedir ajuda às lanchas de apoio, levantando o braço e balançando para direita e esquerda para chamar a atenção.  11.2. Cada participante é responsável por ajudar outro em CASO DE PERIGO. A omissão de socorro implicará na desclassificação e responsabilidade legal.

11.3. A Organização julgará o tempo perdido no socorro e poderá beneficiar o atleta que prestou socorro no tempo final de prova.

11.4. Certas condições climáticas durante o final de semana do evento, poderão obrigar a organização a mudar percursos em distância, formato, trocar horários, quando entender que a segurança de todos poderá estar ameaçada. Em casos extremos, em que todos os planos e possibilidades ameacem a integridade física do atleta, existe a possibilidade de cancelamento da competição, sem reembolso ou obrigação de remarcação de data.

 

       12)        GUARDA VOLUMES

12.1. O atleta inscrito deixará seus pertences no barco que o transportou, sendo que ao final da prova, será neste que ele irá embarcar.

       13)        DIREITOS DE IMAGEM E DIREITOS AUTORAIS

13.1. O(a) atleta que se inscreve está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem e voz divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet, vídeos e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos ao evento, sem acarretar nenhum ônus a Ecooutdoor Sports Business, Associação Magna de Desportes, Patrocinadores, Apoiadores e Município, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos em qualquer tempo/data.

13.2. Todos os atletas, staffs, organizadores cedem no ato de inscrição todos os direitos de utilização de sua imagem e voz para a empresa organizadora e para os patrocinadores do evento.

13.3. A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo relativos à travessia têm os direitos reservados aos organizadores.

13.4. Qualquer forma de divulgação de imagens da travessia ou interesse em destinar um profissional para a cobertura da travessia estará sujeita à autorização e aprovação pela empresa organizadora ASSOCIAÇÃO MAGNA DE DESPORTES.

13.5. Todos os diretos autorais relativos a este regulamento e ao presente EVENTO, pertencem à ASSOCIAÇÃO MAGNA DE DESPORTES.

  • CANCELAMENTO DA PROVA. Leia este item com bastante atenção!
    • A organização reserva o direito de cancelar a prova, caso entenda que a longa navegação ou as condições no arquipélago estejam arriscadas demais para a realização, sem que haja qualquer antecedência pré-estabelecida. Ainda em relação a cancelamento, a organização não se responsabilizará por hospedagens, transportes aéreos ou terrestres e qualquer outro custo pré-contratado.
    • Primando pela segurança de todos, a organização poderá determinar a suspensão do evento, iniciado ou não, por questões de segurança pública, vandalismo, condições ambientais e/ou naturais. Sendo suspensa, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova data para realização da etapa. Os atletas receberão o kit divulgado.
    • Os (as) atletas ficam cientes que deverão assumir, no ato da inscrição, todos os riscos e danos da eventual suspensão do evento (iniciado ou não), não gerando qualquer responsabilidade para a empresa organizadora.
  • Na hipótese de suspensão do evento esportivo não haverá devolução do valor de inscrição. O valor pago na inscrição cobre custos que são gastos com os serviços contratados, inviabilizando financeiramente a recontratação ou remarcação de nova data.

       15)        POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO DE INSCRIÇÃO

15.1. Por simples desistência. A atleta tem o prazo de 7 (sete) dias após a data da compra para solicitar o estorno da inscrição (de acordo com o código de defesa do consumidor).

15.2. Por problemas de saúde. O atleta que não puder competir por motivos de saúde, poderá transferir sua inscrição para o ano seguinte, desde que, apresente atestado médico, assinado, com CRM e contatos do médico. A organização, através do seu departamento de consultoria, entrará em contato com o médico para a confirmação de informações e possível solicitação de exames complementares.

       16)         RECLAMAÇÕES E RECURSOS DE RESULTADOS

16.1. Decisão sobre qualquer recurso. A organização tem apenas a obrigação de avaliar e responder de forma imediata, durante o evento, os recursos que podem mudar o pódio ou premiação, os demais recursos podem também ser avaliados durante o evento e caso não sejam a resposta chegará ao atleta por e-mail em até dez dias, ou antes da divulgação oficial dos resultados no site do evento.

16.2. Como apresentar um recurso. Em até 20 minutos após a divulgação dos resultados.

16.3. Não serão aceitos recursos sem que haja qualquer prova real como fotos e filmagens.

16.4. Não serão aceitos recursos feitos por terceiros em nome do competidor;

16.5. Resposta de recursos. Após apresentar o seu recurso, fique atento à locução, pois esta informará que a decisão já foi tomada e pode ser vista no mural ou colhida junto à organização. Para recursos não urgentes, a resposta será dada e justificada após o evento, por e-mail.

       17) SAÚDE DO ATLETA E APTIDÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA

17.1. Todos os participantes INSCRITOS deverão estar em dia com sua avaliação médica para a participação na prova. Cada competidor é responsável por si e deve estar certo de que é capacitado para realizar exercício físico, também é de obrigação e decisão do próprio atleta julgar durante a sua prova se deve ou não continuar.

17.2. Parágrafo único. Pode o diretor de prova, seguindo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento. Haverá serviço médico por todo o percurso da prova que será garantida pela organização.

17.3. A organização é responsável pelo atendimento médico dos atletas, em casos de lesões geradas pela prática. Porém, em cumprimento às normas, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde. O atleta ou seu acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a organização de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

18)         PROCEDIMENTOS

  • A largada será única, para homens e mulheres.
  • O Tempo limite da prova está citado no item 7, para todas as distâncias; e após este tempo os atletas que ainda estiverem na água, serão retirados sem contestação.

       19)        INFORMAÇÕES GERAIS

19.1. A liberação do uso da roupa de Neoprene será comunicada no Congresso Técnico.

19.2. A chegada será computada quando o atleta chegar à embarcação do juiz. Maiores detalhes serão dados também no congresso técnico.

19.3. Assessórios como nadadeira, snorkel, palmar, flutuadores e outros, não são permitidos e desclassificam o competidor.

19.4. Entendendo que a questão ambiental hoje se apresenta urgente em mudança de hábitos, a Ecooutdoor Sports Business não fornecerá mais toucas em seus eventos, mas o atleta deve usar obrigatoriamente a touca de sua preferência, isso ajuda na visualização.

19.5. Numeral Tatoo Deve ser aplicado com atenção e caprichosamente, pois ele é a identificação do nadador. Este tem a obrigação de se tatuar em local de fácil visibilidade, mesmo com o uso de roupa.

19.6. Idade para participação A idade mínima para participar das provas será de 14 anos completos.

       20)        ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

20.1. Por Alcatrazes ser uma área de preservação existem regras que devemos seguir, por isso esta prova não fornece durante todo o seu desenrolar, qualquer tipo de hidratação ou alimentação.

20.2. Alimentação . Leve a sua alimentação em potes do estilo “tapuer”, eles são plásticos, mas normalmente são mais bem cuidados pelas pessoas, além de ser um tipo de plástico reciclável. Você pode optar também em levar a sua alimentação embrulhada em papel.

20.3.  Hidratação . Leve a sua própria água, mas evite levar nas garrafas onde elas são compradas. Se possível leve em squeezes de alumínio ou em embalagens de plástico rígido. Não se leva vidro para o mar por questões de segurança.

20.4. Orgânicos . Toda a alimentação orgânica pode gerar resíduos, exemplo as cascas de frutas, estas devem ser levadas de volta para terra, e lá devidamente dispensadas.

 

       21)        PREMIAÇÃO

Na prova 3.8 Km, serão premiados os três primeiros colocados, Masculino Geral / Feminino Geral e faixa etária, também do primeiro ao terceiro colocado da seguinte forma: Geral PCD / 14-19 / 20-29 / 30-39 / 40-49 / 50-59 / 60-69 / 70+.

Nas provas com 1.3 Km e 7.0 Km, serão premiados os 5 mais bem colocados, Masculino e Feminino.

       22)TEMPERATURA DA ÁGUA E CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Itens que serão sempre avaliados: caso a temperatura média da água esteja abaixo dos 16° Celsius no percurso, acreditar que as condições de mar ou meteorológicas não estejam condizentes com a segurança dos competidores, a organização poderá adaptar o percurso da prova de acordo com as condições do mar ou meteorológicas, a competição poderá ser transferida de lugar a fim de que ela aconteça, impedimento da participação de um determinado atleta por julgar que ele não está apto a competir, staffs poderão solicitar a retirada de um competidor da prova, decisão esta que deverá ser acatada de imediato.

Realização: Ecooutdoor Sports Business e Associação Magna de Desportes

Patrocínio: Mormaii Natação

Apoio: ICMbio (Instituto Chico Mendes), e Prefeitura Municipal de Ilhabela, Prefeitura Municipal de São Sebastião e Marinha do Brasil

Divulgação e Mídia: Swim Channel e Aloha Spirit Mídia

Direção de prova: Marcos Fraccaro